NOTA DE FALECIMENTO - PROFESSOR JOSÉ ARTHUR GIANNOTTI

Julho 29, 2021
O Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto externa profundo pesar pelo falecimento de uma das grandes referências do cenário filosófico brasileiro, José Arthur Giannotti, professor titular e emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
O lugar ocupado por José Arthur Giannotti no cenário filosófico brasileiro é de importância histórica, na medida em que fez parte de uma geração de professores responsáveis pela formação de quadros docentes que implantaram e estruturaram a filosofia acadêmica em território nacional. A argúcia ímpar no trato lógico-metodológico dos conceitos e questões filosóficas foi um traço característico de suas contribuições. Giannotti foi um importante membro do famoso Seminários Marx, que reuniu e marcou profundamente os caminhos de uma geração de intelectuais brasileiros e culminou no seminal e difícil Trabalho e Reflexão - Ensaios para uma dialética da sociabilidade, de 1983. Nesta obra Giannotti buscou, numa engenhosa análise da obra de Marx, uma "ontologia do social" focada na reelaboração lógica da categoria do trabalho, que permitiu mostrar o que chamou de "gramática das formas de sociabilidade" ou lógica intrínseca ao sistema capitalista. As inquietações lógicas e ontológicas oriundas do horizonte filosófico de Trabalho e Reflexão encontram no pensamento de Wittgenstein um solo fértil para o desenvolvimento de uma reflexão aguda e excepcional da noção de jogo de linguagem em Apresentação do Mundo, de 1995, em que é acentuado o caráter ontológico que marcaria as investigações do chamado segundo Wittgenstein. A relação de Giannotti com a filosofia wittgensteiniana foi longa, é de sua autoria a primeira tradução do Tractatus Logico-Philosophicus, em 1968, como também está presente em sua última obra, Heidegger/Wittgenstein - Confrontos, de 2020. Neste trabalho, uma inusitada articulação de aspectos lógicos e ontológicos entre o pensamento de Martin Heidegger e Wittgenstein é apresentada no quadro filosófico do estabelecimento das condições de sentido e de verdade. A trama em que o argumento é urdido delineia-se numa espécie de quadro de problemas filosóficos comum e subjacente à propostas filosóficas tão distintas quanto as de Heidegger e Wittgenstein nos dá a ver a medida da sagacidade e da sofisticação conceitual alcançada pelo autor.
Inúmeras são as contribuições para o desenvolvimento do campo filosófico brasileiro feitas por Giannotti, citamos apenas três de suas obras que pautaram o debate intelectual aprofundado e rigoroso, beneficiando gerações de pesquisadores, estudantes e professores de filosofia.
Por certo, o cenário filosófico brasileiro encontra-se nesse momento em luto com o falecimento do professor José Arthur Giannotti, um gigante tomba, mas deixa em sua obra o registro de sua opulência, tenacidade, rigor e inquietação filosófica.