Nota de Falecimento - Professor Newton Carneiro Affonso da Costa

Abril 19, 2024

.

O Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto externa profundo pesar pelo falecimento de um dos maiores filósofos brasileiros, Newton da Costa, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e da Universidade de Campinas, catedrático na Universidade Federal do Paraná e professor voluntário do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina.O professor Newton da Costa foi um dos principais atores/responsáveis pelo desenvolvimento da lógica em âmbito nacional e internacional, formou gerações de filósofos e lógicos, apoiou comprometidamente a criação do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da UNICAMP, foi membro fundador e rimeiro presidente da Sociedade Brasileira de Lógica e promoveu o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC, onde atuou nos últimos vinte anos.

Dentre as muitas contribuições do professor Newton da Costa para a lógica e para a  filosofia, merece destaque o seu protagonismo essencial na fundação e desenvolvimento das lógicas paraconsistentes. Tais lógicas são caracterizadas pela tolerância da inconsistência, ou seja, lógicas onde não vale irrestritamente uma regra conhecida como ex contradictione quodlibet (de uma contradição segue-se qualquer coisa). O desenvolvimento de lógicas paraconsistentes pode ser interpretado como um dos grandes momentos na história da lógica desde Aristóteles (considerado como o fundador da lógica). Por tal contribuição, o professor Newton da Costa tornou-se reconhecido internacionalmente, tendo recebido diversas premiações e honrarias,
podendo-se destacar a eleição para o Institut International de Philosophie, em Paris. Em sala de aula, a atuação do professor Newton da Costa foi marcada por grande vivacidade, engenhosidade e honestidade, em longa interlocução com seus alunos e professores (quase sempre seus ex-orientandos), inspirava e entusiasmava a todos ao seu redor.

O legado deixado pelo professor Newton da Costa no cenário filosófico brasileiro é imenso, sua trajetória intelectual testemunha a rigorosidade, entusiasmo e agudeza ímpar no trato com a Lógica e a Filosofia.