Aula inaugural do Departamento de Filosofia da UFOP.

Maio 27, 2021
Aula inaugural do Departamento de Filosofia da UFOP.
Aula Inaugural que irá ocorrer no próximo sábado, dia 29/05, às 15 horas, com o professor Guilherme Motta trazendo o tema "A Concepção de Política como Tékhne Politiké na República de Platão", pelo canal do youtube 
 
Aula Inaugural faz parte da Programação de recepção do semestre letivo de 2020/2 e é promovida pelo Centro Acadêmico(CAFIL) em parceria com o Colegiado do curso (COFIL).
 
Resumo do tema: No Protágoras, de Platão, ao defender a sua concepção segundo a qual a virtude se ensina, a personagem que dá nome ao diálogo faz uma breve exposição do que seria a educação tradicional em seu tempo e atribui a ela, aos costumes e às leis o poder de promover nos cidadãos a conquista das virtudes cívicas fundamentais, ainda que destaque a necessidade do concurso da coerção. Uma comparação com a proposta de educação visando às mesmas virtudes na República mostrará uma notável semelhança entre as duas concepções. Porém, certas diferenças fundamentais também se fazem notar.    O sofista do primeiro diálogo mencionado parece muito mais otimista do que o Sócrates da República quanto à possibilidade de promover a virtude por meio dos costumes e das leis, pois dá como implícito que em qualquer pólis grega tradicional isso se daria. Na República, por outro lado, é patente que Sócrates considera necessária uma intervenção muito mais profunda na educação e nos costumes antes que se possa esperar que os cidadãos adquiram e mantenham as virtudes cívicas fundamentais. Essa intervenção teria que ser fundada num profundo conhecimento da alma humana e das forças em jogo nela. Teria também que ser fundada em uma compreensão de como intervir na alma para promover o ordenamento que tornará possível a virtude, de forma análoga a uma intervenção fundada em uma tékhne. Ainda que se possa compreender a educação proposta como uma "intervenção" na alma dos cidadãos que possa ser considerada análoga a uma tékhne, surge a questão suplementar de se estabelecer se esta intervenção proposta na obra se destina à totalidade dos cidadãos ou apenas a uma elite: a classe dos guardiões, com exclusão daquela dos artesãos, que são a grande maioria.
 
Esperamos contar com a colaboração e presença de todos(as).